terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Balanço dos 4 meses na Índia - A culinária, os temperos e a tolerância


Quatro meses na Índia. Como o tempo passa rápido! Talvez tenha chegado a hora de fazer o balanço desse tempo por aqui. O intercâmbio acaba em Abril, mas ainda não sabemos bem o que vamos fazer. Só sabemos que não vamos parar de viajar. Os planos consideram possíveis olhos apertados ou salsa. São apenas planos, mas com o passar do tempo, tornam-se cada vez mais urgentes e cada vez mais urgente é a necessidade de conhecer o que der daqui. São apenas três meses a mais e três meses passam muito rápido.

Após quatro meses, a Índia mostra suas verdadeiras cores. Para quem chegou sem saber quase nada, cheia de receios, mitos, medos e um milhão de expectativas, até que ando aprendendo bastante por aqui. Vou buscar falar sobre cada um desses aspectos, com reflexões sobre esses quatro meses, em vários posts, assim me forço a escrever por aqui e me aprofundo em cada um dos assuntos.

A culinária, os temperos e a tolerância





A comida da Índia não é apimentada – ela é saborosa. É uma culinária de muitos temperos, muitas técnicas. Aparentemente, pode parecer rústico demais cozinhar com as mãos, mas sentir os ingredientes da receita, buscar aromas, tentar reconhecê-los, tentar utilizá-los da maneira certa é absolutamente fantástico. Vou comprando os temperos de pouquinho sempre que provo uma receita nova, utilizando progressivamente cada uma das inúmeras massalas. Quero voltar ao Brasil tendo uma boa noção da culinária indiana. Para isso, viajar para outros estados foi essencial. Ler livros de culinária e ver vídeos no You Tube também.

 As regiões da Índia possuem diferentes hábitos em relação a alimentação. Algumas regiões indianas possuem pratos ou menos apimentados, como o Biryane de Hyderabad, apimentado demais até para os próprios indianos. Comendo a comida da escola todos os dias, nos habituamos aos nomes, aos sabores, ao que é suportável e o que é insuportável. A cada dia, conhecemos um novo item de café-da-manhã que não nos faz sentido e, provando novamente, ele parece ser um pouco mais coerente, como o Idli, uma massa branca parecida com aquelas tapiocas redondas feitas na chapa, mas completamente sem gosto. É necessário aprender que se for quebrado no molho com o qual ele é oferecido, o Idli pode ser delicioso. A refeição inteira é saborosa, desde o dal (molho de lentinhas) que se coloca sobre o arroz, até a refeição principal, passando pela chapatti, sem esquecer da sobremesa.

 Sim, a comida do Brasil também é extremamente saborosa, não me entendam mal, mas como esse é o país das especiarias, uma refeição tem até 10 vezes mais temperos variados em relação à comida Brasileira. Pimenta preta, branca, malagueta, dedo de moça, cominho, orégano, cheiro verde, cebolinha, alho, cebola, óleo de dendê,pimentão, pimenta de cheiro, tomate, óleo de oliva e manjericão são praticamente tudo o que usamos em na nossa culinária mas aqui a oferta de condimentos é tão grande que os temperos são raramente vendidos separadamente e sim em misturas, as massalas. É um festival de sabores – do doce ao salgado, do quente ao gelado.

E claro, o vegetarianismo. Ser vegetariana na Índia é como um sonho bom. É sentir-se normal, é compreender uma cultura que cozinha sem carne há anos e que sabe extrair o melhor de cada vegetal, cereal, fruta ou laticínio. A comida vegetariana aqui é saborosa, encorpada, original. As receitas não são adaptações de receitas onívoras, são vegetarianas em essência. A batata não tenta parecer carne, a berinjela não se fantasia de peixe, espinafres são saborosos e não apenas saudáveis. Vegetais são sucos, são pratos principais, chás e remédios. Eles sabem o poder do que comem e são a resposta definitiva para quem acha que ser vegetariano desde criancinha faz mal. 80% dos meus alunos do colégio são vegetarianos desde de bebês e não pretendem deixar de sê-lo. Não é um tabu para ninguém.


Não posso deixar de ressaltar também o imenso respeito que a culinária e o país inteiro demonstram aos vegetarianos. Ser vegetariano aqui é tão normal quanto ser onívoro. Normal, não melhor e nem pior. Os produtos possuem códigos para informar quando algo é vegetariano ou onívoro e é informado no pacote a presença de ovo na receita, para que os veganos os evitem e não apenas os alimentos, até na pasta de dente!

O símbolo vernelho indica Não-vegetariano e o verde, Vegetariano.


Os restaurantes declaram em seus nomes se são “pure veg” ou se oferecem refeições “veg” e “non-veg”. Tal respeito é motivado pelas religiões – uma boa parte do Hinduísmo e suas vertentes é vegetariana. Os muçulmanos são todos onívoros. Mas, mesmo sendo motivado por motivos religiosos, não deixa de ser respeitoso com as escolhas que cada um faz. Se no Brasil é um sofrimento comer fora de casa e o vegetarianismo é tão cheio de mitos e preconceitos, aqui é apenas escolha de ingredientes.



Aqui se sabe o que se está comendo. Aqui não tem surpresa, presunto na salada, caldo de galinha no arroz e se tem, é informado. Pedi uma panela de pressão emprestada da vizinha para fazer um feijão e ela me pediu para que eu não cozinhasse carne na panela pois ela e sua família são vegetarianos. Até as panelas são diferenciadas. Pode parecer exagero mas não é. Quem é vegetariano não come as verduras ao redor da carne assada, pois a batata foi cozida junto à carne, alguns por nojo, outros por fatores religiosos (não consumir animais em respeito à vida e às reencarnações), mas o fato é que saber que uma panela nunca foi usada para cozinhar qualquer tipo de carne é a garantia de uma comida realmente vegetariana. Vou dar um exemplo claro disso no Brasil. Sabe o sanduíche no pão árabe da pracinha da Gentilândia? Naquela chapa vai hambúrguer, vai ovo, vai presunto, vai queijo, vai pão, vai tudo. Um sanduíche de lá, mesmo sem carne, não é um sanduíche vegetariano pois a chapa em que tudo é frito é a mesma, assim como a espátula usada. Tentar explicar isso no Brasil é pedir para ser alvo de piadas. Aqui é lógico.

O mais interessante é que as pessoas sabem dos efeitos das diferentes dietas. Sabem que não consumir carne auxilia na performance da Yoga e da meditação. Sabem disso e não contestam, mesmo que sejam onívoros. Comem carne (galinha, carneiro e raramente peixe, carne de boi apenas em alguns restaurantes em Mumbai e em Goa, lugares repletos de estrangeiros) e sabem que é uma escolha, não o que é certo e nem o que é errado.

Quem dera eu pudesse levar na mala, junto com as caixas de massala e livros de receitas, um pouco dessa tolerância para o Brasil. Seria, sem dúvida alguma, a melhor de todas as minhas receitas.

7 comentários:

  1. Sou fascinada para conhecer a comida Indiana, mas confesso que o mesmo fascínio se depara um pouco com pré-conceito de que vai ser tudo apimentado e confesso que já pensei até na falta de higiene.
    Mas com certeza este post seu abriu um pouco mais meu campo de visão para o que realmente é a cozinha indiana...
    Espero um dia conseguir provar da verdadeira comida indiana.

    ResponderExcluir
  2. Giovana,

    Achei interessante seu comentário..."já pensei até na falta de higiene". Na verdade, essa é a maior das barreiras para se comer aqui, já que a pimenta dá para rebater com coalhada. Sim, as coisas são bem sujas mas depois de um tempo aqui, você começa a ver que não é a sujeira como a nossa, eles apenas não possuem os mesmos padrões de higiene. Se a gente só sente seguro em comer em um restaurante se tudo for extremamente limpo, profissionais com luvas e toucas, os restaurantes daqui são mais ou menos como a casa da gente, limpo, sim, mas não como exigimos que um restaurante seja, entende?
    Posso te dizer que a comida Indiana é a mais saborosa que já provei e é uma culinária muito diferente. No Brasil a gente fica muito preso ao arroz e à "mistura". Aqui eles exploram outras formas de se alimentar, outras temperaturas. Sabe a farinha que a gente usa aí no Brasil pra farofa? Aqui eles usam para fazer Upma Rawa, uma refeição de café-da-manhã. É cebola, alho, ervilha, pimentas, água e farinha, tudo no fogo, até fazer um pirão.
    A maioria das coisas que tem aí, tem aqui, só que eles usam de forma diferente.
    Prove sim! Vá a um restaurante indiano hoje! Peça um thali, que é a refeição completa e você não vai se arrepender :)
    Obrigada pela visita e volte sempre!

    ResponderExcluir
  3. Não sou vegetariana e não me importo em não comer carne.
    Se tem, como, senão, não e tudo bem.

    Mas uma coisa que sempre me intriga é: Se a pessoa resolveu ser vegetariana, pq na maior parte das vezes, as comidas ficam 'imitando' as carnes?
    Pq se faz glutadela? (mortadela de gluten) ou qualquer outra imitação?

    Eu realmente não entendo essa atitude da maioria dos vegetarianos que conheço.

    Meu marido tem o livro: Arqueologias Culinárias da Índia - Fernanda De Camargo-Moro e as receitas são ótimas! Pena que nem sempre conseguimos todos os ingredientes...

    ResponderExcluir
  4. Gabi,

    Se tornar vegetariano não é uma tarefa fácil. Muitas pessoas gostam do sabor da carne, mas querem parar de consumí-la pelos animais ou até mesmo pela saúde. Daí surgem essas comidas que imitam carnes, como uma forma de compensar, entende. No Brasil, não sabemos cozinhar comidas vegetarianas. É por isso que corre a fama de que vegetariano só come folha...realmente, na maioria dos restaurantes só nos resta a salada e o arroz, isso quando não há presunto na salada.
    Aqui não há nada que imite carne. As adaptações de receitas usam vegetais e queijos, às vezes usam soja, mas de forma alguma se quer dar gosto de carne à comida, até porque a maioria dos vegetarianos aqui nunca comeu carne. Essa questão da imitação é um misto de saudade do sabor da carne com desconhecimento de receitas que realmente utilizem os vegetais de forma saborosa e saudável.

    Esse livro deve ser maravilhoso! Vou procurá-lo!

    Grata pela visita:)

    ResponderExcluir
  5. Como sempre, adorei o seus últimos posts.

    Quando ao vegetarianismo.. a única coisa que me irrita em muitos vegetarianos, é a ideia constante de fazer proselitismo. É como ser acordado às 8 da manhã em pleno domigo e dar de cara com um Testemunha de Jeová na porta. No Facebook há uma comunidade chamada "Vegetarianos Pensam Melhor". Isto me irrita profundamente. É como se os onívoros não conhecessem seus argumentos, fossem pessoas alienadas e desinformadas.

    Maaaaaaaaaaaaaaaas, eu queria dizer que eu nunca senti isso vindo de você. Apesar de você sempre relatar do seu esforço em ser vegetariana, nunca tive esta sensação de que vc esteja tentando convencer alguém a nada. E sim, convidando a provar outros sabores. Isso é muito bom...

    :) Eu não conseguiria me alimentar na Índia com tanta pimenta. :(

    ResponderExcluir
  6. Querida,
    Descobri seu blog hoje es tou amando. Assim como você,sou professora, passei 2 anos em Timor-Leste ensinando português. Meu próximo sonho é a India, enquanto não realizo, vou viajando através de seus posts.
    Um abraço,
    Daniela

    ResponderExcluir
  7. Adoro comida indiana, adoro comidas picantes dá mais sabor ao prato muito bom a especiaria que gosto mais é de caril muito bom. é meu preferido.

    ResponderExcluir