sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Sobre Yoga, Harmonia e a paranoia da higiene

Sim, sim. Jamie de saree. Ainda nao eh o meu, eh emprestado. Mas, ja comprei meu primeiro saree, aguardem fotos:)

Passadas as duas primeiras semanas, acredito que esse blog possa comecar a ter um tom mais pessoal, menos descritivo e mais emocional. Quem sabe essa vontade ja seja uma influencia da India em mim. Quero dividir com voces, alem de curiosidades, tambem sensacoes. Comeco a sentir a India, comeco a querer entende-la alem de suas dificuldades e impressoes iniciais. Inicio uma busca por harmonia, um equilibrio que, como me contou meu anfitriao de Diwali, faz com que tantas pessoas larguem tudo o que tem no ocidente e fujam para ca - e as vezes nunca mais voltem.

 Estou fazendo Yoga as Segundas, Quartas e Sextas. Nunca me senti tao bem com meu corpo. Na primeira aula, eu era incapaz de concentrar-me, desenvolver as mais simples posturas indicadas pela professora e morria de inveja do Val, que desenvolve tudo sem uma gotinha de suor. Eh que ele tem o alongamento como rotina devido a ciatica que o ataca vez ou outra. Para mim, e tudo mais complicado, ou pelo menos me parecia ser. Porem, dia apos dia, identifico-me com a Yoga. Comecei treinos em academias de musculacao a vida inteira, mas faltava-me motivacao para fazer os mesmos exercicios repetidamente e o proprio corpo tratava de logo inventar uma desculpa para que eu deixasse os exercicios para depois. Acostumei-me a lidar com a mente e dia apos dia, o corpo ia ficando para depois. Na Yoga, aprendi que um nao existe sem o outro. Corpo e mente sao um so e precisam estar em harmonia. Ouvi isso a vida inteira, mas nunca havia vivenciado nada sequer parecido. Consigo sentir cada musculo do meu corpo sendo alongado e exercitado, consigo ver diferenca na minha imunidade atraves dos exercicios de respiracao. Tenho uma instrutora que consegue ser a pessoa mais carrasca e mais doce do mundo, sempre disposta a motivar e cobrar, dentro do meu limite e sempre me forcando a amplia-lo. Venho reparando que tenho mais ciencia do meu corpo e um simples abaixar para pegar algo que caiu no chao eh para mim diferente, como se eu fosse capaz de sentir um prolongamento do meu corpo, como se meus bracos fossem subitamente mais longos e, incrivelmente, eu fosse capaz de controla-los melhor longos que quando eu os sentia mais curtos. A Yoga faz parte da medicina holistica, que entende que o corpo eh harmonico e doencas e enfermidades nao devem ser tratadas simplesmente com remedios, mas que eh necessario entender que falta de harmonia causa a enfermidade e trata-la por completo. Ando evitando remedios, logo os remedios sem os quais eu nao vivia sem. Talvez para tantos estrangeiros, as primeiras semanas na India sejam mais dolorosas por nao procurarem a yoga. Sei que estaria mais estressada e ficando doente por qualquer besteira, nao fosse essa ajuda milenar. E vamos combinar, vir pra India e perder a chance de aprender Yoga na fonte chega a ser uma ofensa.



Essa ideia de aproveitar o que ha de bom por aqui nao eh bem comum entre os demais estrangeiros. Cada novo intercambista que conheco demonstra uma profunda falta de paciencia e desgosto pela terra que escolheram para visitar. Sao sempre comentarios grosseiros sobre o transito, a sujeira, as regras de conduta, a comida. Todos desesperados para voltarem para casa ou irem para outro pais. Ok, nem todos. Minhas flatmates dividem a visao de que nao as coisas por aqui nao sao ruins e sim, diferentes. A Venezuelana, Yssel, que ja esta por aqui ha 5 meses, entende bem como funciona o pais e esta sempre disposta a aprender um pouco mais. Eh possivel ver no olhar dela que, por mais que sinta falta de casa, ela esta aproveitando e buscando ter sempre uma atitude positiva. A Polonesa, Isabella, possui um espirito mais aventureiro. Ela nao so gosta daqui como ja quer morar em outra regiao, para entender os costumes de uma das muitas Indias dentro da India. A Canadense, Catherine e a Cambojiana, Pamela, estao aqui ha apenas uma semana a mais que eu e o Val e, embora encontrem dificuldade em diversos aspectos, querem conhecer e se encantar. Digo isso bem mais sobre a Catherine, que eh com quem mais estou convivendo. A falta de um ou mais parafusos nas cabecas, minha e dela, acabou nos aproximando. Tanto eu, quanto ela e o Val querem se banhar de algum tipo de espiritualidade, longe de querer pertencer a alguma religiao. Com reservas, todos do apartamento 311&312 do Condominio Nagajuna Dreamland, amam a India. Nao sei se eh por morarmos bem - moramos afastados da cidade e longe de tudo, mas temos conforto. Visitamos algumas acomodacoes dentro da cidade que sao de dar medo. Talvez todos nos precisemos de um cantinho limpo e agradavel e a falta de conforto acabe interferindo nos julgamentos acerca do pais. Ha tambem as motivacoes. Muita gente encara um intercambio para ca como uma atitude exotica e acabam se decepcionando. A espiritualidade, a beleza, a harmonia tao famosas no ocidente quando se fala em oriente existe, mas nao eh dada de graca nas esquinas do centro, junto aos mendigos que te cutucam por qualquer trocado. Eh preciso buscar a beleza e eh preciso estar pronto e disposto a recebe-la. E isso nao eh apenas aqui ou em um pais estrangeiro, so fica mais facil quando se sai da rotina. Fortaleza pode ser um inferno pra muita gente, mas possui o por-do-sol mais lindo que eu ja vi. Entender a feiura, entender o lixo, entender o transito, antes de julgar. Quem sou eu pra julgar uma civilizacao tao antiga? E, alem disso, se eu nao estiver preparada para me desafiar, qual o sentido de ter saido da minha cama na conforto da casa dos meus pais?


A paranoia da India chega a dar medo. Li, com tristeza, uma reportagem do estadao (veja o link aqui) sobre o exagero dos pilotos de Formula 1 que estao participando de um evento historico nesse fim de semana em Delhi. Um dos pilotos esta tomando banho com um esparadrapo na boca para nao engolir a agua "suja" do banho. Outro faz bochechos com uisque apos comer qualquer refeicao. O mais absurdo foi o que anda com desinfetante (desinfetante, nao alcool-gel) no bolso e "higieniza as maos" constantemente. Eu tento entender. Sao atletas, uma dor de barriga qualquer pode tirar-lhes um premio para o qual se preparam ha anos, mas temo como essa informacao eh processada por quem nao esta por aqui. Assim como em qualquer lugar do mundo, voce precisa saber viver. Eu nao como em qualquer butiquim sujo do Brasil, portanto, nao comerei por aqui. Eu lavo minhas maos com frequencia, e continuarei o fazendo, principalmente antes e depois das refeicoes. Sao coisas que eu aprendi com minha mae, nao com a India. O conceito de higiene do Indiano eh diferente, mas eu nao fui educada aqui e sei o que me faz mal e o que eh exagero. E banho com esparadrapo na boca eh exagero. Me doi ver gente por aqui concordando com a reportagem, assim como me eh doloroso ouvir como o Indiano nada sabe do Brasil e como os estrangeiros nos veem como bunda e carnaval. E ainda julgam, como diz Livio Oricchio ao finalizar seu artigo: "Abraços, amigos. O Brasil, com todos as irresponsabilidades, inconsequências, desmandos, ladroagem de cidadãos de seus três poderes, e seus imensos problemas estruturais, com saúde e educação,  notadamente, enquadra-se em outra categoria de nação. Bem acima da ocupada, hoje, pela Índia.".Um dia aqui e ele ja se sente superior. Dah nojo e pena. Uma mente fechada e formadora de opiniao, conjuntinho basico para um desastre etico.

Eh isso, vou tentar escrever em breve sobre o Diwali, um festival lindo daqui que aconteceu na semana passada. Estou reunindo fotos e processando tantas informacoes. E eh tomando meu Chai quentinho, em uma xicara nao-descartavel e sem medo de ser feliz que deixo um abraco a todos.

Ps: Deixo um video em interessante do Grande George Carlin sobre a paranoia dos germes, legendadinho para ninguem reclamar! http://www.youtube.com/watch?v=2_l1xfXY0Nw






8 comentários:

  1. Já se nota uma sabedoria vinda do exercício, da observação e da inteligência - que é própria de você, Jamie. Muito bons os seus posts!

    ResponderExcluir
  2. muito bom,continue assim!

    ResponderExcluir
  3. Ailton, fiquei vermelha:)

    Obrigada pela visita e acompanhe mais posts:)

    ResponderExcluir
  4. Jamie, que legal saber que você começou a praticar Yoga. Esta é outra razão que muito me atrai na Índia, tentar buscar essa harmonia entre corpo e mente. E concordo, ir para a Índia e perder a chance de aprender Yoga é quase uma ofensa. hehe Uma outra coisa que gostaria muito de fazer aí, seria visitar um Ashram e definitivamente aprender a meditar, ir em buscar de um equilíbrio, uma harmonia entre corpo e mente. Olha num sei não, mamãe vive dizendo aqui pra mim que não sabe daonde veio sangue tão oriental em mim, já que na família não há nenhuma relação com o oriente. haha Eu fico até triste em ouvir você falar dessas pessoas de mente fechada que acham que sua cultura são superiores às demais. Entretanto isso é comum em qualquer lugar. Ao mesmo tempo que fico triste, eu fico com pena. Essas pessoas não sabem aprender com o outro. As pessoas, qualquer pessoa que seja, tem sempre algo a nos ensinar por mínimo e sutil que esse ensinamento possa ser. Em relação a esse "aprender com o diferente" você a parecida comigo! ^^ Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. Vamos passar o tempo que der em um ashram, embora o calendário da escola seja bem apertado. Talvez depois do intercâmbio dê mais certo!

    Quanto às pessoas de mente fechada...elas perdem realmente muitas oportunidades. Tem nada não, a gente pega a chance delas e aprende em dobro!

    ResponderExcluir
  6. Tudo tem o seu tempo.
    Pressa? Qual a razão mesmo?!

    Dá para 'importar' sua instrutora-carrasca-doce? O meu instrutor (desde 1981) de yoga aposentou-se (80 anos) e eu fiquei órfã... Você me perguntou se dá para fazer yoga sozinha. Sim, mas é preciso disciplina. Vontade e talvez, necessidade, façam parte dessa prática tão essencial para a harmonia e bem estar geral.

    Obrigada pelo compartilhar.
    Abraço afetuoso e até sempre!

    ResponderExcluir
  7. Oi Jamie... esse post me lembrou uma viagem recente que fiz com uma grande amiga. Era a primeira vez dela na Europa e eu estava feliz por acompanhá-la. Mas logo a postura acomodada dela e a insistência em só ver o lado ruim de tudo me desanimaram! Chegamos a nos desentender, foi frustrante para ambas.

    ResponderExcluir